quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Onde nasceu afinal D. Afonso Henriques?

Acerca desta enorme polémica ultimamente levantada sobre a verdadeira naturalidade do referido rei [D. Afonso Henriques] primeiro, e reportando-nos agora à História de Portugal – mais precisamente à Idade Média – época como se sabe de escassa produção e circulação documental, reza essa mesma história que foi naquela minhota cidade [Guimarães] que por volta de 1111 nasceu o fundador da Dinastia Afonsina. Nove séculos após essa mesma constatação, baseados em frágeis provas documentais, alguns dos mais acérrimos defensores desta mesma tese, (...) fazendo tábua-rasa daquilo que para si eram antes fortes certezas, surgem agora a dar o dito-pelo-não-dito, pondo mesmo em causa as suas próprias convicções, anunciando-nos Coimbra, Santa Maria da Feira e até Viseu, como sendo terras prováveis de naturalidade do nosso rei conquistador!!

@ Notícias de Vila Real

Depois de anos de acalmia, poderá regressar a expressão "Onde Nasceu Portugal", desde sempre utilizada pela Comissão de Vigilância do Castelo da Feira. Durante umas décadas a "guerra" acalmou, mas dados recentes de alguns historiadores relançam a pesquisa sobre a fundação da nacionalidade. Terá D. Afonso Henriques nascido em Terras de Santa Maria? Haverá alguma ligação sentimental à instalação da estrutura, na altura militar, que veio a originar o Castelo da Feira?
A questão está relançada... mais um motivo para uma incurssão mais funda na história... venha lá a Viagem Medieval até à Fundação de Portugal!

ACTUALIZAÇÃO - CONFIRMA-SE:
VM 2010: "O Condado Portucalense"


Venha ela! Concerteza a Viagem mais espectacular e mais esperada... a Viagem à Fundação da Nacionalidade. O Diário de Aveiro confirma o que já se adivinhava: o senhor da 14ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é mesmo D. Afonso Henriques.
Trata-se de um brutal desafio a todos os níveis... cenografia e figurinos com mais 2 séculos de recuo... um grande investimento numa Viagem há muito esperada.

O programa será ainda discutido e o enquadramento histórico apertado e mais especificado, mas uma coisa já é certa... a Viagem termina a 24 de Junho de 1128, quando as forças do Castelo da Feira partiram rumo à Batalha de S. Mamede e à Independência de Portugal!

3 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Vaz Ferreira, feirense de gema, na primira metade do sec. XX sempre defendeu que aqui na Feira nasceu Portugal, na medida em que terá partido daqui a revolta dos nobres para a Batalha de S. Mamede. Agora não podemos confundir isto com o nascimento do primeiro Rei de Portugal.
Penso que as três hipoteses agora consideradas são sustentaveis: Guimarães, Viseu ou Coimbra.
L.O.

Anónimo disse...

A ideia é boa e exigente. E também desde que não se comece a "inventar" com os locais de nascimento do nosso D. Afonso I, o conquistador.
Sobre o assunto em que terá partido daqui a revolta dos nobres para a Batalha de S. Mamede, tudo bem. É um bom tema e era bom que não se esquecessem que era o "cavalo de batalha" e a grande teoria do Dr. Vaz Ferreira, grande vulto nascido na antiga Rua Direita e na antiga Vila da Feira.
L.O.

Bruno Costa disse...

Olá L.O.
Quanto aos locais de nascimento podes ficar descansado. A Viagem 2010 irá desenvolver-se no contexto histórico do Condado Portucalenese, especialmente na luta pela nacionalidade. A Viagem irá terminar com a partida das forças do Castelo da Feira rumo à vitória na Batalha de S. Mamede... a receptividade do público ao tema, que se revela um enorme desafio, poderá levar a continuidade no ano seguinte... o que aconteceu depois da Batalha de S. Mamede... em que medida o Castelo da Feira teve influência na definição das fronteiras...