sexta-feira, 12 de junho de 2009

CCTAR

Em ano de eleições há quem se entretenha com o suposto "blogue do regime" e em tentar destruir a excelente oportunidade para se requalificar uma das zonas mais "negras" da cidade feirense.
Para começar, passo a esclarecer que nem o meu computador pertence à Câmara ou ao Vereador da Cultura (a menos que não me tenha apercebido de tal), não sou funcionário da dita instituição e afinal também não apoio o tal "regime"... o que vem a ser isso?

E depois de tanto devaneio e tentativas de rebaixar um processo ou mesmo abalar candidaturas com pseudo Providências Cautelares, começo por relembrar todo o processo que conduziu até à situação actual...

2005/2006 - Começava a falar-se na criação de uma estrutura de apoio à criação no âmbito das Artes de Rua em Santa Maria da Feira;

2006 - Apresentava-se a estrutura que na altura se designava por Centro de Teatro de Rua - 7 Sóis 7 Luas;

2006 - Apresentação do espaço do antigo Matadouro Municipal como localização prevista para as instalações do Centro;

2008 - Apresenta-se definitivamente a estrutura que temos: CCTAR - Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua de Santa Maria da Feira;

2009 - Apresentação do esquema básico para a projecção do Centro;

2009 - Abertura de Concurso de Ideias para a localização e projecto do CCTAR, sendo o antigo Matadouro e antigo Tribunal as 2 localização sugeridas num processo que desde sempre permitiu a proposta de outras localizações;

2009 - Apresentação do projecto de arquitectura do CCTAR e candidatura a QREN.


...e toco agora noutros pontos:

Afinal qual é o problema da atribuição da verba de 250.000€ como prémio para o vencedor do concurso de ideias? Só agora, 4 meses depois da divulgação do valor é que se levantam as vozes. Afinal andam mesmo desatentos!!

Quanto ao Cine Teatro, quem falou em demolição? Mais, a Feira Viva há muito que projecta um plano de requalificação e modernização do espaço.

No que ao terreno diz respeito, se não for a Câmara a compra-lo para o que quer que seja, independentemente do CCTAR, quem o compraria? Não tem a autarquia obrigação de requalificar ambientalmente o espaço?
Ou será que se espera que a proposta rosa fosse adiante? Ora vamos lá instalar o Centro Coordenador de Transportes numa das zonas mais complicadas da cidade.

Quanto ao facto de "não ser construível", bom parece que precisamos de umas quantas sessões públicas de formação básica em arquitectura.

E por aqui fico... aguardando os próximos capítulos.

2 comentários:

Carlos Sousa SJM disse...

O mundo da politica é fod...

Ainda para mais num blog onde fica tudo publicado, quer o topico quer as opinioes sobre ele.

É complicado sempre que é publicada uma opiniao ou noticia. Essa publicação vista por uns olhos "politiqueiros" ira ser encarada como uma pequena batalha.

Bruno Costa disse...

lol... é ano de eleições... há um projecto interessante, não interessa que avance! :)