quarta-feira, 22 de abril de 2009

Feira continua no grupo da frente do Poder de Compra

«Entre o grupo de concelhos onde está metade do poder de compra fazem parte os concelhos de Loures, Almada, Matosinhos, Coimbra, Braga, Amadora, Seixal, Setúbal, Maia, Gondomar, Leiria, Guimarães, Vila Franca de Xira, Odivelas, Santa Maria da Feira, Loulé, V. N. de Famalicão, Viseu e Aveiro, os mesmos do ano anterior, embora se tenham registado mudanças de posição neste ranking.» @ Diário Digital

Um ano após, Santa Maria da Feira mantém-se no ranking. O concelho feirense surge na linha da frente do índice de poder de compra, permanecendo no grupo dos 25 concelhos que por si só concentram metade do poder de compra nacional.

12 comentários:

wolfavista disse...

Só pode ter havido algum engano!!!
Não acredito...

QuercusSuber disse...

Pode até estar certo do ponto de vista estatístico, vejamos: temos duas pessoas uma comeu 2 frangos a outra não comeu nenhum, estatisticamente há um frango comido por cada pessoa...logo deve ser assinalado que há um fosso enorme entre os ricos e pobres no nosso concelho, daí estes valores.

Carlos Sousa SJM disse...

É um calculo simples, é o valor do poder de compra per capita vezes a populaçao do conselho. Como SMF é um dos conselhos com mais populaçao e o valor do poder de compra per capita é razoavel...

Carlos Sousa SJM disse...

escrevi concelho com s... rais parta

Mafalda disse...

Não estou a perceber patavina.

Estás a querer dizer que metade da população portuguesa está em 25 concelhos, um dos quais Santa Maria da Feira?

Que notícia estúpida! Este jornalismo é uma coisa!...

Bruno Costa disse...

Isto quer dizer que metade do poder de compra a nível nacional está localizado nos 25 municípios com maior taxa de poder de compra, um dos quais Santa Maria da Feira. Ou seja, o estudo que classifica a taxa de poder de compra para os 308 concelhos portugueses chega mais uma vez à conclusão que 50% está concentrado em apenas 25 concelhos.

Mafalda disse...

bc23 ou 1)não me fiz entender ou 2)não percebi bem o Carlos Sousa SJM

O Carlos Sousa SJM disse: "É um calculo simples, é o valor do poder de compra per capita vezes a populaçao do conselho"

Se pegarmos no poder de compra per capita do país e multiplicarmos pelo número de pessoas de cada concelho é exactamente igual a analisar a concentração da população no país. Um dos factores é sempre o mesmo.

Já li a notícia - parece que analisaram o poder de compra regional, que entendo ser o concelho...
Só vendo, no meio destes nomes de concelhos não me faz sentido aparecer Santa Maria da Feira...

Bruno Costa disse...

Aqui fica a definição do SALES INDEX, o índice que a Marktest utiliza para obter esta classificação:

«O índice de poder de compra regional (ou Sales Index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.
Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e é disponibilizado no sistema de informação concelhia Sales Índex daquela empresa.»

Penso que isto clarifica muita coisa.

Carlos Sousa SJM disse...

Mafalda, não compreendo a tua duvida…
O valor do poder de compra per capita seja ele nacional ou concelhio tem por base os mesmos fundamentos só que terão uma perspectiva concelhia ou nacional. Mas neste caso em especifico é considerado o valor do poder de compra concelhio.
O que dá peso á presença de SMF nesta lista é a sua população (+- 145000 habitantes), presumo que seja um dos dez maiores em população.
Podes ver o estudo na marktest incluindo os indicadores utilizados…
cumprimentos

Carlos Sousa SJM disse...

O 8ª Avenida, centro comercial da Sonae Sierra em S. João da Madeira, Portugal, acaba de ser galardoado pelo International Council of Shopping Centre (ICSC ) com o prémio de Mérito na categoria "Novo Centro de Média Dimensão", no âmbito dos "ICSC European Shopping Centre Awards 2009".

link:

http://www.sonaesierra.com/web/pt-PT/pressroom/news/2009/914/8__Avenida_distinguido_nos__ICSC_Awards__2009.aspx

Mafalda disse...

Compreendidíssimo.
Obrigada

Anónimo disse...

As estatisticas valem o que valem.
O que efectivamente conta é o quotidiano de cada família, a ginástica que cada um para que no final do mês ainda sobre uns centimos.
A realidade nua e crua é incompativel com as estatisticas que nos querem vender nos media