sábado, 28 de março de 2009

Um Olhar Sobre o Concelho | Urbanismo

No que ao urbanismo diz respeito poderia falar em muita coisa... projectos concretos, erros que tardam em ser corrigidos, sugestões de novos planos... mas entendo que tudo isso deve ser pensado num plano bem maior: um Plano de Integração Urbana do Concelho, ou melhor, do terço urbano do concelho.
O concelho de Santa Maria da Feira foi desde sempre caracterizado pelas brutais diferenças territoriais. Nos dias que correm, essas diferenças podem em parte ser anuladas e criar-se um eixo urbano por excelência. No mapa abaixo, destaco as freguesias que desde já deveriam ser integradas no plano que teria dois objectivos principais:
- em primeiro, criar verdadeiras características urbanas isentas de descontinuidades na área entre as 3 cidades do concelho;
- e em segundo, pensar-se nas cidades de forma diferente... esqueçam-se os limites das freguesias e olhe-se para as cidades com outros olhos.


A proposta passa pela definição de um plano global de actuação baseado em 3 conceitos... a cidade da Feira, as cidades a norte e as zonas de fronteira.
Considero que a cidade de Santa Maria da Feira deve ser encarada a 4 freguesias: Feira, Espargo, Sanfins e S. João de Ver. Logicamente que não será para o imediato, mas deve pensar-se no projecto urbano para que em uma década se possa olhar para todas as 4 freguesias e pensar-se na mesma cidade.
Plano esse, que deve pensar também na envolvente à cidade. Devem criar-se condições de desenvolvimento urbano homogéneo nas freguesias mais próximas (Rio Meão, Escapães, Fornos, Travanca e Arrifana) e eventualmente pensar em alargamentos futuros da cidade... mas aqui falando em décadas. Obviamente que a médio prazo não teremos uma cidade deste tamanho, mas toda esta área deve ser encarada como dormitório urbano que se interligue com as caracteristicas da cidade.

Mais a norte, considero um erro olhar-se para Fiães e Lourosa como duas cidades distintas... em termos de futuro, o ideal seria reformular a ideia a uma só cidade... e talvez a três freguesias: Lamas, Lourosa e Fiães.

Sem comentários: