segunda-feira, 23 de março de 2009

Um Olhar Sobre o Concelho | Educação

Sobre educação não vou escrever muito.
Volto a repetir que considero que na última década Santa Maria da Feira deu passos muito importantes a nível do ensino básico, sendo que o único problema pendente está a um ano da solução (E.B. 2/3 nº3 da cidade). A nível do pré-primário e 1º ciclo concordo que devam acontecer melhorias nos edifícios, mas isso vem acontecendo de forma gradual. A minha reflexão será, por isso, a nível dos patamares mais elevados do ensino, com especial destaque para o ensino secundário, a vergonha da educação feirense.

Considero que deve fazer-se uma forte aposta no ensino secundário. No concelho de Santa Maria da Feira uma dezena de escolas básicas é obrigada a encaminhar os seus alunos para apenas 3 escolas com ensino secundário, sendo que uma delas nem é pública por natureza. É absolutamente incompreensível que jovens feirenses vejam a solução para continuar os estudos em Gaia, Espinho, Ovar ou S. João da Madeira.
Considerando as já graves lacunas e a perspectiva de alargamento do ensino obrigatório, Santa Maria da Feira tem de pensar desde já no ensino secundário.

Atendendo ao conceito actual de educação, não vejo qualquer condicionante no sistema de escola integrada, daí que o alargamento de algumas das E.B. 2/3 actuais para o ensino secundário, seja a meu ver a melhor solução. Se a nova E.B. 2/3 nº3 da cidade já prevê o ensino secundário e para Paços de Brandão já se fez o anúncio, resta agora fazer o mesmo ao resto do concelho. Como se pode ver no mapa ao lado, e para além das anteriormente referidas, sugiro a criação de turmas de ensino secundário nas escolas de Santa Maria da Feira nº2, Arrifana, Lobão, Canedo e Argoncilhe.

Com isto, Santa Maria da Feira passa a dispor de um conjunto perfeitamente aceitável de escolas (ver mapa ao lado) com capacidade para formar os jovens feirenses até ao final da escolaridade obrigatória do futuro.

Ainda a nível do ensino secundário deverá encarar-se o ensino profissional como uma perpectiva de futuro, alargando o leque de cursos disponíveis e a informação sobre os mesmos. Nesta área deve olhar-se atentamente para as novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo que no meio de tantas alterações tardam em tornar-se realidade.

Por outro lado, Santa Maria da Feira não deve nunca esquecer o ensino superior e ficar de olho aberto a eventuais oportunidades. Deve apostar-se nas parcerias, essencialmente a nível de investigação, através dos parques empresariais em curso e outros eventuais projectos, como por exemplo a saúde, a nível do HSS ou mesmo de entidades privadas. Tudo isto pode representar um primeiro passo para a instalação no concelho de cursos do ensino superior ou mesmo de uma escola de ensino politécnico (pública ou privada).

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma questão que me ocorreu quando comecei a ler este post, foi o seguinte, em certas escolas primárias, que estão para fechar por falta de alunos, porque é que se continua a fazer grandes obras de melhoramento?

Ensino Secundário penso que é bater ainda mais no ceguinho! É uma vergonha um concelho de 140 mil habitantes só ter duas escolas secundárias públicas!

Já a nível de EB 2/3, a nível de concelho até estamos bem servidos, ao contrário da cidade sede, que continua com as escolas sobrelotadas!

Proponho que as novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo fiquem localizadas na zona da nova Escola EB 2/3, ou então que se requalifique o antigo Matadouro e seja lá a escola de Hotelaria e Turismo. Já que o Matadouro, pelos últimos desenvolvimentos, já não vai ser o Centro de Artes. Duas propostas que deixo no ar.

Bruno Costa disse...

Primeira achega... tenho outra proposta para o matadouro... deixo para o dia da cultura a divulgação...

Quanto à Escola de Hotelaria há novos desenvolvimentos... se tudo correr bem dentro de um ano haverá já obra no terreno... junto ao Feira Nova.

Relativamente a obras em escolas que estão para fechar não comento sem mais dados... só me vêm à cabeça as reclamações das obras no antigo posto da GNR quando o novo já estava em construção e, afinal, já se destinavam à Universidade Sénior... não sei o que se pensa para cada um desses espaços... concerteza não ficarão ao abandono!

Anónimo disse...

Tantos projectos junto ao Feira Nova? Com a A1 mesmo ali ao pé? Eu sou um defensor de expandir a cidade para outros lados! Tem bastante espaço!

Relativamente às escolas, não creio que algumas tenham outros projectos!

Bruno Costa disse...

Eu também penso que a cidade se deve expandir em outras direcções... especialmente do lado exactamente oposto: para nascente. Mas pelo menos que se faça a nova escola de hotelaria... seja ela onde for!