quarta-feira, 25 de março de 2009

Um Olhar Sobre O Concelho | Ambiente

O tema Ambiente irá focar tudo o que realmente lhe diz respeito, desde os problemas de poluição ao desenvolvimento de redes de espaços verdes. No topo da lista considero fundamental que se dê continuidade ao projecto do saneamento básico. Não basta que em 2010 toda a rede esteja pronta e a funcionar... é preciso tratar os problemas do passado. A despoluição das linhas de água deve ser o primeiro passo para que se possa criar no concelho uma verdadeira rede de espaços verdes. Em paralelo deve desenhar-se o futuro das pedreiras de Lourosa e das pedreiras da Pena em pleno centro de Santa Maria da Feira.

Avançando então para as zonas verdes, considero que Santa Maria da Feira tem muito a fazer. Sugiro a criação de uma rede de Parques Municipais que permitam tirar partido das zonas verdes e ribeirinhas concelhias (ver mapa ao lado).
O centro de todo o projecto será concerteza o projecto para as margens do Rio Cáster que se pretende implementar já este ano... mas é preciso dar-lhe continuidade... e não falo só na continuação deste projecto, falo mais precisamente na criação de outros espaços no concelho:

- Monte Coteiro - Mozelos
- Parque da Cidade - Lourosa
- Quinta Engenho Novo - Paços de Brandão
- Piedade - Feira
- Encosta do Calvário - Feira
- Europarque (actual e expansão) - Espargo
- Termas - Caldas de S. Jorge
- N. Sr.ª Piedade - Canedo
- Carvoeiro - Canedo
- Parque de Lamas
- Mega Área Verde das margens do Rio Uíma (16Km)

Em paralelo deverá realizar-se um levantamento para a aplicação de um programa de cuidado pleno dos jardins em todo o concelho e a dinamização destas áreas. Deverão ser reforçados programas como "Manhãs Vivas", "Cicloturismo", "Andar a Pé" e novos programas de criação de hábitos de vida saudáveis, que no futuro privilegiem as áreas verdes em detrimento dos percursos actuais.

Há muito que se fala na criação de um conjunto de vias pedonais e de cicloturismo, mas a rede concelhia resume-se a pouco mais do que amostras... torna-se fundamental a aplicação da rede apresentada há cerca de uma ano, com especial destaque para as vias das margens do Uíma, margens do Cáster, Feira-Lourosa, Feira-Furadouro e Feira-São João da Madeira.

Por fim, há que falar de resíduos urbanos. Em primeiro lugar, volto a tocar num assunto que não acredito seja muito discutido em ano de eleições: o Aterro. De qualquer forma e atendendo ao tempo de vida do Aterro de Sermonde, considero que já vamos tarde... é tempo de se definir de uma vez por todas o futuro dos resíduos urbanos do concelho. A Lipor foi já posta de parte... e afinal também haveria aterro... afinal, em que ficamos? Há ou não há Aterro? Se não for em Canedo, onde mais poderá ser? Tardam as respostas, tardam as soluções... e não podemos esperar eternamente.
Por outro lado temos o sistema de recolha destes resíduos... outro problema. Santa Maria da Feira tem um péssimo funcionamento da rede de recolha... a frequência de passagem é demasiado baixa... e se nas freguesias de um modo geral não há muitos problemas, o que seria da cidade se a Suma não andasse com um carro a recolher os sacos dos prevaricadores todas as manhãs? A ideia seria a recolha 5 a 6 dias por semana nas 31 freguesias... logicamente que nunca assim será por questões meramente financeiras, mas o alargamento em pelo menos um dia nas freguesias e para 5/6 dias por semana nas 3 cidades do concelho é fundamental.
Há ainda que falar em reciclagem... e tudo começa aqui. É mesmo neste ponto que poderemos encontrar a solução para a redução do volume de resíduos e os consequentes problemas de depósito. Santa Maria da Feira deve melhorar a sua rede de recepção de materiais para reciclagem. Considero que o concelho está razoavelmente bem servido de ecopontos, embora haja situações pontuais que carecem alterações. Torna-se essencial a conclusão da rede de ecocentros prevista (mais 2) e o alargamento do seu horário de funcionamento, assim como a criação de redes de recolha. Pelo menos os materiais de grande volume deverão ser recolhidos por viaturas municipais ou da concessionária (SulDouro). Deixo ainda a sugestão de se aplicar o conceito que a Lipor tem em prática em alguns municípios da sua rede: a recolha de resíduos para reciclagem ao domicílio, mediante marcação e apenas quando o saco distribuído está completamente cheio.

3 comentários:

afc238 disse...

No que diz respeito ao lixo, há duas coisas.
Primeiro é importante q as pessoas percebam q nem todo o "lixo" tem de ir para o lixo.
Segundo, faz-me uma confusão tremenda não haver nem um simples contentor do lixo nas ruas da cidade. Não nos fica bem ter as pessoas a andar no passeio e ver montes de sacos do lixo aos seus pés. Para além de "feio", não é prático para a recolha dos lixos, já para nem falar da questão dos animais que rasgam os sacos. E até para os mais comodistas, isso resolveria parcialmente o problema da "obrigação" de manter em casa o lixo do dia anterior ao da recolha.

Quanto à reciclagem, desconheço o panorama das outras freguesias, mas, mais uma vez, vai muito da educação e capacidade de "desacomodação" de cada um. Agora, claro que fica mais fácil queimar papel, que é o que se faz por aí (basta ir a Espargo e sentir o cheiro).
Mas na cidade, não vejo qualquer necessidade de reforçar ecopontos. De resto, dou o exemplo da minha rua, que tem entre 4 a 5 ecopontos, todos eles muito próximos...

Anónimo disse...

Para começar: a separação do lixo faz-se de pequenino, ensinando aos miúdos, eles quase que obrigam os pais a separar o lixo também, e isso já se vê bastante por aí!

Uma forma de deixarem de queimar papel e outros resíduos e porem o lixo nos contentores, já não digo nos ecopontos, era criar uma lei que multasse quem infringisse essa lei! Para isso teríamos que ter uma autoridade mais atenta!

Desconheço as Ciclovias no Concelho da Feira, não sei se existem...

Uma rede de Parques Municipais, penso que funcionaria muito bem!

Já quanto as pedreiras, a pedreira da pena, no centro da Feira, não está bem vedada, qualquer pessoa pode lá entrar!

Já temos Saneamento básico em quase todo o concelho, e pelo que podemos ver, não é qualquer concelho que se pode orgulhar disso, fez-se um rande trabalho nos últimos anos a este nível!

Bruno Costa disse...

Bom, essa dos contentores já foi muito discutida... embora não acredite ser o melhor procedimento, a Feira optou por um sistema de recolha porta a porta e não por um sistema de depósito em determinados pontos (contentores)... o que por um lado pode facilitar a vida da população (menos metros a caminhar) e por outro facilita a vida à autarquia (custos... é mais fácil reduzir os dias de recolha, uma vez que o controlo é mais fácil... a generalidade da população não vai deixar o saco à porta quando sabe que no dia não há recolha, enquanto que no contentor não seria assim). Eu apoio a ideia dos contentores... devidamente dimensionados e HIGIENIZADOS.

No que aos ecopontos diz respeito considero que estamos bem servidos... venham é mais recipientes para pilhas!!!!
E falta é terminar a rede de ecocentros (só temos 2, faltam outros 2).

Qto a ciclovias... para além de projectos temos uns metros de via em S. João de Ver.