domingo, 22 de março de 2009

La Fura | Work in Progress 0.9

Uma visão abstracta da obra de José Saramago "Memorial do Convento"... assim se anunciava a criação dos La Fura dels Baus levada à cena através de um workshop de duas semanas com alunos do ensino secundário de Santa Maria da Feira. Eis que se entra no conceito... e eis que me deparo com um pormenor: onde estão os amadores? Certo que se notava algum nervosismo próprio da segunda apresentação ao público, mas é mais que certo estes jovens têm muito para mostrar.
Ao longo 45 minutos, 3 espaços da Biblioteca Municipal são autenticamente tomados de assalto. Tudo começa na Sala Polivalente que de repente se abre para um espectáculo deveras sombrio que se transforma num mar de chamas, no jardim. De volta ao espaço interior da biblioteca uma mutação tinha acontecido... entravamos no fio condutor da obra base e lá estava o conceito da construção. Não vou escrever muito, pois cada um pode interpretar a metáfora como entender... mas da asfixia à liberdade seguimos caminho para o espaço "A Hora do Conto", transformado num lago paradisíaco onde se desenrolam os momentos finais deste projecto.

Ora, resumindo, uma pequena grande produção que promete muito no desenrolar dos próximos capítulos. Talvez no Imaginarius "Work in Progress 0.9" se volte a mostrar, mas em Outubro o processo criativo volta a dar que falar, sob a chancela do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua de Santa Maria da Feira e direcção artística dos catalães La Fura dels Baus.

Mais imagens AQUI.

Sem comentários: