segunda-feira, 23 de março de 2009

Escola para o FUTURO

A Escola Secundária de Santa Maria da Feira vai ser finalmente alvo de grande requalificação. Dentro de ano e meio a escola estará completamente irreconhecível.
A inclusão em Parque Escolar abriu portas a um rápido solucionamento do projecto. Há muito que se reclamava a requalificação, para que no mínimo se criassem condições para os alunos que frequentam a escola actualmente... rapidamente se percebeu que a expansão era improvável... mas, afinal sempre se consegue um projecto final com condições ideais para 72 turmas (mais 5 do que actualmente). A obra arranca dentro de um mês e obrigará à desocupação faseada das actuais instalações, com recurso a unidades modulares (contentores).

O projecto que o Terras da Feira divulga na sua edição de hoje é verdadeiramente de uma escola do futuro. E agora, escrevo na qualidade de antigo aluno... a escola nem vai parecer a mesma! Fica já a vontade de conhecer as novidades e o que restará das memórias de outrora... sim, porque já se pode falar desta forma.
Em resumo, teremos um complexo de 6 edifícios, tal como hoje, mas com disposição e àreas totalmente distintas da actual realidade. O bloco D (instalações do Centro de Formação de Professores, ludoteca, auditório,...) será demolido... no seu local e somando a área do campo de jogos pelado nascerá uma grande área desportiva, que concentrará toda a prática desportiva ao ar livre num só local. O novo complexo contará com 1 court de ténis, 3 campos de basquetebol, 1 campo de andebol e 1 campo de futebol com piso em relva sintética. O pavilhão desportivo manter-se-à, mas a envolvente será reformulada com uma expansão do edifício. No local dos actuais balneários e court de ténis, nascerão 8 balneários com todas as condições e uma sala de ginástica com condições para a realização de eventos, através da utilização de um sistema de bancadas retracteis com capacidade para 350 pessoas.
O actual edifício de serviços também será demolido e no seu lugar nascerá o novo bloco D, agora unicamente destinado a aulas. O renovado complexo mantém os blocos A, B e C e acrescenta, então, um quarto bloco para aulas. Com a reformulação, o bloco A passa a destinar-se à componente artística, as ciências ocuparão o bloco B, ficando os blocos C e D destinados às outras áreas mais genéricas. As turmas do ensino básico serão concentradas em espaço do novo bloco D.
No local do actual campo desportivo em cimento nascerá o novo edifício de serviços, com dois pisos, que concentrará todos os serviços actualmente espalhados pelo complexo. O novo refeitório bastante maior e bar localizam-se junto da área de convívio que permite contacto com espaço preparado para vários eventos (ex. exposições). Neste edifício ficará instalada também toda a componente administrativa e de profesores, assim como o Centro de Formação de Professores. O novo auditório terá verdadeiramente essas características e capacidade para mais de 100 pessoas. A nova biblioteca será disposta em dois pisos.

O projecto comtempla ainda ligações fechadas entre os vários edifícios, com condições para a abertura de largas portas durante o Verão. Finalmente...

2 comentários:

Anónimo disse...

Como antigo aluno digo o mesmo: finalmente! E como antigo aluno da área das artes: FINALMENTE um espaço em condições... sei que não é para mim, mas partilhar as salas em que queremos trabalhar com outros alunos não é possível! Acho que quando precisar de espaço para trabalhar vou para a nova escola...

Anónimo disse...

Como antigo aluno de deporto tambem digo : finalmente!!! É dificil praticar e especializar desporto num pavilhao que durante o inverno servia 4 turmas alem das limitaçoes logicas de um pavilhao já com alguns anos e campos de basket e futebol para o desenrasque... Venha ela, nós ja nao iremos usufruir mas que os nossos descendentes tenham melhores condiçoes...