sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ecco encerra em Março

A Ecco, empresa dinamarquesa de calçado, vai encerrar a produção de sapatos em Santa Maria da Feira, mas quer alargar o seu Centro de Investigação e Desenvolvimento.
"O Centro de Investigação e Desenvolvimento da Ecco Portugal tem tido muito sucesso e passará a contar com 121 colaboradores especializados", informa a empresa.
O encerramento da unidade de produção e do Centro de Distribuição da Ecco, na Feira, levará à dispensa de 177 colaboradores. É uma decisão justificada pela necessidade de "reforçar a competitividade num mercado cada vez mais agressivo".
Actualmente, de acordo com dados fornecidos pela empresa, a Ecco produzia em Portugal meio milhão de pares de sapatos por ano.
"Tal como muitas outras empresas, sentimos que a crise financeira global está a ter um impacto nas nossas vendas, o que nos obriga a estar focados na nossa competitividade", explica Jens Christian Meier, vice-presidente do grupo para a área da produção e logística.
A opção da empresa para Portugal insere-se na estratégia definida para a Europa, onde a Ecco quer manter actividades de elevado valor acrescentado, como a I&D e o design, concentrando a produção em série nas regiões mais eficientes em termos de custos.
Em 2006, já nessa linha, a Ecco Portugal passou a ser o centro de Investigação e Desenvolvimento do grupo, mantendo apenas uma pequena unidade para a produção de edições especiais e produtos premium, que agora fecha porque "devido à crise financeira internacional, a Ecco tem assistido a uma crescente redução da procura deste tipo de produtos".
O encerramento da produção está previsto para Março.

in Expresso

1 comentário:

Anónimo disse...

"O Centro de Investigação e Desenvolvimento da Ecco Portugal tem tido muito sucesso e passará a contar com 121 colaboradores especializados", - são apenas mais 10 colaboradores

O encerramento da produção está previsto para Março.E acrescento o encerramento do Entreposto aduaneiro está previsto para Outubro.