segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A quantos?

O Governo de José Sócrates volta a demitir-se das suas responsabilidades. Segundo as últimas notícias, o Governo terá dado instruções rumo à suspensão do projecto de execução da Via Feira-Arouca, em fase de finalização, mostrando intenções de incluir a via numa concessão de auto-estrada. Ora, durante quinze meses (quase, porque o prazo só termina em Dezembro deste ano) o Instituto de Estradas pagou a uma empresa privada (vencedora do concurso público realizado em 2007) para que fosse elaborado o projecto de execução da via, que no inicio de 2009 seria levada a concurso público para construção. Se nada falhasse a obra deveria ficar concluída no final de 2011 ou início de 2012. Mas agora o Governo viu hipótese de negócio na dita via.
Ao que parece, o Governo pretende criar uma nova concessão de auto-estrada, que incluí a ligação Feira-Mansores e a já muito falada São João da Madeira-Ovar, que ao contrário do previsto, ficou fora da concessão Douro-Litoral (que incluí a A32 e a conclusão da A41). A confirmar-se tal cenário e atendendo à falta de celeridade destes processos em Portugal, não esquecendo que o projecto agora realizado pode mesmo ser deitado ao lixo, perdemos tempo e dinheiro.

Projecto de Requalificação do Nó do Hospital e Envolvente

Falamos de uma obra vital para a cidade de Santa Maria da Feira. Sem esta, não há túnel na Cruz, não há nó do Casal... ou seja, não há Av. da Europa... e pior, a cidade da Feira não terá ligação directa à futura A32, mantendo-se o concelho de Arouca sem qualquer ligação decente ao litoral.
Esperemos que o processo se desenrole com celeridade e já agora, que se esclareça uma dúvida que agora me ensombrou... estrada concessionada!? E portagens? Este Governo quer acabar com as SCUT... concerteza não vai criar uma nova! Afinal poderemos estar a falar de mais um atentado aos feirenses.

Projecto de Requalificação da Envolvente ao Seminário dos Passionistas
Túnel da Via Feira-Arouca e construção de duas ligações


A verdade é que falamos numa auto-estrada urbana que atravessará a cidade de Santa Maria da Feira numa cota diferente do espaço urbano (na Cruz a cota inferior e no restante troço a cota superior) e que fará a ligação da cidade ao PERM (Parque Empresarial da Reciclagem de Materiais), à futura A32 e a variante, que sem formato de auto-estrada, se estende até Arouca. Ou seja, falamos numa estrada de utilidade diária, sujeita a grande trânsito e com isso a engarrafamentos e provavelmente, devido ao seu traçado e características urbanas, de velocidade limitada... como poderemos então chamar auto-estrada a uma via com estas características?

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