quarta-feira, 5 de março de 2008

Lixo regressa a Canedo

O lugar de Costouras, em Canedo, vai receber o futuro aterro sanitário que irá servir os concelhos de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia. O estudo técnico está pronto e aponta esta freguesia feirense como a local ideal para a localização do equipamento intermunicipal. O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, anuncia que aceita esta opção e mostra-se convicto de que no prazo de três anos o novo aterro estará em pleno funcionamento. Falta o estudo de impacte ambiental e a desqualificação desta parcela que, no Plano Director Municipal, se encontra como zona florestal.

O estudo técnico elaborado pela Empresa Geral do Fomento (EGF), sub-holding do grupo Águas de Portugal para o sector de resíduos, a pedido da Suldouro, refere que Canedo tem uma grande área disponível para o fim pretendido e que "não será necessário recorrer a grandes movimentações de terra" para conseguir uma boa capacidade de encaixe e que o local se encontra "afastado de populações".

Na vertente ambiental é mencionado o afastamento de linhas de água e a inexistência de "riscos significativos ao nível de poluição do ar ou ruído". O documento salienta, ainda, a proximidade das ETAR de Crestuma e de Lever, ambas em Vila Nova de Gaia. Motivos que levam à classificação final de "bom". Foram ainda estudados outros dois possíveis locais. Um em Sandim, Vila Nova de Gaia, que recebeu a classificação de "muito fraco", e outro repartido por Sandim e Canedo, que recebeu um "fraco".

Em declarações ao JN, Alfredo Henriques adianta "Gaia vai continuar a receber 20% do lixo dos dois concelhos". Diz-se convencido que o aterro estará pronto dentro de três anos, "o mais tardar".

Sem querer assumir posição pública encontra-se o presidente da Junta de Canedo, Manuel de Jesus.

Em 2007, o autarca mostrou-se favorável à instalação do aterro, mas perante a contestação da população recuou. "Não digo nada enquanto não tiver mais reuniões com Alfredo Henriques", referiu, ontem, ao JN.

A construção de uma piscina orçada em cerca de dois milhões de euros, um centro de saúde e a colocação de relva sintética no campo de futebol são algumas contrapartidas previstas para Canedo, financiadas pela Suldouro.Contrapartidas que não convencem a Oposição. António Bento, do PS/ Canedo, afirma que o partido "está contra" e que vai reunir para "decidir formas de luta a tomar juntamente com a população".

15 anos é o tempo de vida útil previsto para o novo aterro intermunicipal. Alfredo Henriques considera que as crescentes capacidades no tratamento do lixo poderão prolongar este prazo.

400 mil habitantes dos concelhos de Gaia e Feira vão ter o seu lixo encaminhado para Canedo. Gaia vai continuar a receber 20% do lixo dos dois concelhos.O novo aterro deverá ter capacidade para 20 mil toneladas de resíduos


in JN

1 comentário:

Anónimo disse...

boa tarde!a casa do sr presidente deve ser grande, por isso ele k coloque o lixo em casa dele, existem mts pessoas com problemas de saude e que teem uma casa para tar sossegadas e nao para aturar as manias de quem nao sabe o que faz!NAO A LIXEIRA!!!