sábado, 29 de março de 2008

8 Anos Depois

O Feira Nova de Santa Maria da Feira abriu portas há exactamente 8 anos. No dia 29 de Março de 2000 a região ganhava um verdadeiro hipermercado, que prometia bem mais. Nesse dia mostrava-se a 1ª fase fase de um projecto maior... mas que afinal foi ficando estagnado. As ideias foram mudando e pensou-se em algo ainda maior. A verdade é que as anunciadas 4 salas de cinema até hoje não passam de projecto... e já se falou em 6... outra "verdade" que cai por terra.
O único facto concreto é que o projecto do Forum Santa Maria da Feira vai ser uma realidade, mas os prazos voltam a falhar. A mais recente alteração ao projecto reduz para 5 o número de salas de cinema e pouco se sabe quanto às restante valências do projecto partilhado pela Multi Corporation e Jerónimo Martins, como vem sedo hábito noutros empreendimentos da empresa holandesa. Neste momento a promotora do Centro Comercial anuncia para este ano (sem data concreta) o inicio efectivo das obras, ficando a abertura marcada para o próximo ano. Será?


2 comentários:

Anónimo disse...

Voce apesar de ser um pouco lirico parece ser boa pessao.

Vou-lhe dar algumas achegas sobre o porque deste projecto estar parado.

Parte do problema esta com as concessoes a lojas do grupo inditex
os concessionarios do 8ªa Avenida puseram entraves... Logico
Ate uma Loja da Zara esta para ser construida no centro da praça em SJM

Outro parte da explicaçao para o atraso vem um conhecido, Eng. que trabalha na sonae distribuiçao.

Tanto a sonae como a geronio martins estao a restruturar a sua cadeia de supermercados e hipermercados.

Os dois grupos, neste momento so vê como mais rentaveis os espaços com menos de 8 mil m2. Neste processo alguns dos hipermercados de maior dimensao estao a ser vendidos ao grupo auchan.

de certo que ja ouviu algo do genero Feira Nova de SMF passar a jumbo.

Espero que nao mudem porque voces ficam a perder.

Ora aqui é que esta o busilis da coisa, o grupo GM ve com bons olhos, passar o hiper para o grupo aucham.
O problema esta no redimensionamento do hiper o grupo auchan segue um racio de +-5 mil m2 por cada 30 mil habitantes num raio de 5Km do hiper.
Ora a populaçao nesse espaço rondara os 40 mil habitantes e ai estara um entrave a tao ambicionada expansao do hiper.

Penso que o problema do hiper sera ultrapassado ja com o grupo inditex ai pode ser mais complicado...

Mas espero que construam o mais rapidamente o vosso CC porque na realiadade nao existe negocio que se fassa melhor SMF do que em SJM é uma questao de dimensao...

Bruno Costa disse...

Essa de reestruturação já é velha... já muito se falou. Mas as fontes que falaram no Auchan comprar o Feira Nova da Feira também anunciaram uma loja Fnac para o espaço da Electric CO... quando seria "uma espécie de Fnac".
O balanço de Feira Nova e Continente não tem sido assim muito positivo, ao contrário de Pingo Doce e Modelo, daí o surgimento de lojas Continente com menos de 5000 m2 durante os últimos 2 anos e o anúncio do grupo JM em transformar alguns Feira Nova com menos de 2000m2 em Pingo Doce com mais serviços do que o habitual (em que o Pingo Doce de S. João encaixa perfeitamente, até porque chegou a existir projecto do Feira Nova para a cidade).
No caso concreto do Feira Nova da Feira essa questão da dimensão que coloca (com esses dados) não encaixa perfeitamente, uma vez que as contas fazem-se com a área com acesso ao público e não com o ABL (área que ocupam no centro comercial, incluindo armazem e no caso do Feira Nova também a GET)... isto explica os 15000 m2 que a Multi Corporation fala, quando na realidade a área aberta ao público é de apenas 8000m2 e mais cerca de 1000 da GET.

Mas quanto ao grupo Inditex, as coisas são diferentes, há também a versão contrária (uma vez que a verdade absoluta está sempre "fechada" dentro dos escritórios dos grandes grupos) que afirma que em S. João da Madeira não abriu a Zara, mas o outlet do grupo (lefties) por causa de contratos com a Multi Corporation.

E também não será esta a causa do atraso do Forum, mas sim a reestruturação do Grupo M... a Multi Development alterou a sua estrutura interna há cerca de um ano e todos os projectos em Portugal sofreram atrasos substancias... o Forum Castelo Branco abriu com mais de uma ano de atraso, o Forum Barreiro já deveria estar em funcionamento, mas a correr bem só lá para o Outono abre portas. Já com o Espaço Braga há ainda mais atraso, sendo que nem o projecto final foi ainda apresentado e a obra já deveria ter começado para se cumprir o prazo inicialmente apresentado. O Forum Sintra que surge em paralelo com o da Feira (da expansão do Feira Nova) coloca-se a par do projecto de Braga na lista dos sem projecto oficial... e os prazos eram semelhantes à Feira.

Os próximos meses trarão novidades, esperemos, e dará para tirar as dúvidas!