sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Ludgero sai da AEP

Há muito que se vem falando do assunto, mas pelo que informa o JN de hoje, a decisão já está tomada. O histórico líder sai ainda este ano... ficará a nova EXPONOR em risco?

«Volvidos quase 23 anos desde que assumiu a liderança da então Associação Industrial Portuense, Ludgero Marques deixa este ano a presidência da Associação Empresarial de Portugal (AEP). O histórico dirigente associativo vai agora dedicar-se em exclusivo à sua empresa, a Cifial.
O JN sabe que na reunião do Conselho Geral da AEP do passado dia 11 de Janeiro o empresário informou os seus pares da decisão, tendo ficado constituída uma comissão, presidida pelo próprio Ludgero Marques, que escolherá o seu sucessor. A apresentação formal de uma lista àquela comissão está a cargo do Conselho Geral. Neste órgão têm assento empresários como Américo Amorim, Luís Portela, Salvador Guedes, Manuel Violas e Ilídio Pinho.
Nos bastidores dos mundos empresarial e associativo correm já nomes de possíveis sucessores - aliás, já corriam antes mesmo de Ludgero Marques oficializar a sua saída. Adalberto Neiva de Oliveira e Paulo Nunes de Almeida são os mais falados. O primeiro, um histórico da AEP, é dono da Cabelte, uma das maiores fabricantes, na Península Ibérica, de cabos de energia e de telecomunicações. A seu favor joga também o facto de se mexer com grande à vontade no meio política. O segundo lidera os destinos da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e tem a seu cargo a TRL - Têxteis em Rede. A seu favor tem o facto de ser um rosto novo e fresco no movimento associativo e de ser muito respeitado em Lisboa.
Contagem de espingardas, é certo, mas tudo em aberto. É que o Conselho Geral, que apresentará a lista, não tem ainda qualquer nome na manga.
Ludgero Marques deixa a AEP no ano em que faz 70 anos e a associação 159. Sai com história feita, depois de defender o despedimento de 150 mil funcionários públicos, de ter apresentado uma "Nova Ambição para Portugal", de ver o aeroporto ir para Alcochete e com a Exponor a caminho de Santa Maria da Feira.»

Sem comentários: