segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Câmara de Matosinhos tem dúvidas

«Aconcretização da EXPONOR XXI em Leça da Palmeira, Matosinhos, já estava mergulhada em incertezas, mas a anunciada saída de Ludgero Marques da Direcção da Associação Empresarial de Portugal (AEP) parece empurrar o projecto definitivamente para o fundo. Logo que a nova Direcção seja empossada, o presidente da Câmara de Matosinhos vai pedir explicações sobre o futuro do actual parque de exposições. Guilherme Pinto até aceita desistir do megaprojecto idealizado por Ludgero Marques, mas exige a renovação da actual EXPONOR.
"Se me disserem que vão reinvestir na EXPONOR e criar condições para que responda às exigências da economia do Norte, criar mais estacionamento e um novo enquadramento urbanístico, ficarei satisfeito", afirmou o autarca ao JN. O dossiê em causa será, na opinião de Guilherme Pinto, "uma das peças a definir com mais urgência" pelo próximo líder da associação empresarial.
Ludgero Marques anunciou no mês passado que vai abandonar a Direcção da AEP para dedicar- -se à sua empresa (Cifial). Já se ouve nomes de possíveis sucessores e, segundo os estatutos da associação, as eleições terão de decorrer entre Março e Junho. A "batata quente" passa para as mãos do candidato vencedor, que, caso opte por seguir os passos de Ludgero Marques, fica com a ingrata tarefa de encontrar um novo investidor que financie os milhões necessários para executar o projecto. Contactada pelo JN, fonte da AEP informou que a Direcção não se pronuncia sobre o assunto.
A EXPONOR XXI, anunciada publicamente por Ludgero Marques e por Manuel Pinho, ministro da Economia, em Setembro de 2006, e classificado como um Projecto de Interesse Nacional (PIN), previa a sua mudança da para o Europarque, em Santa Maria da Feira, e a reconversão das instalações de Leça, num investimento total de 850 milhões de euros. Destes, 300 milhões eram para gastar nos terrenos de Leça da Palmeira (ler caixa ao lado).» in JN

Sem comentários: