sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Linha do Vale do Vouga: 99 Anos


Foi à exactamente 99 anos que teve início a circulação comercial do "Vouguinha" no troço entre Espinho e Oliveira de Azeméis. A inauguração decorrera cerca de um mês antes, na então Vila da Feira, com a presença do rei D. Manuel II, que aproveitou a ocasião para visitar o Castelo e ver com os próprios olhos a "limpeza" que tinha começado, rumo à recuperação do monumento.
Passado quase um século a linha está estagnada... para não dizer quase morta. Ninguém quer saber do assunto e há mesmo troços encerrados. A Sul o Metro de Aveiro (Águeda - Aveiro) há muito que se anuncia e a norte a solução parece ser a incorporação de parte do traçado numa futura linha do Metro do Porto que leve as composições da nova Exponor até Oliveira de Azeméis. E o que acontecerá ao troço mais interior?
Restam muitas dúvidas... não se avizinham soluções... e o quase centenário meio de transporte vai morrendo a olhos vistos!

2 comentários:

Anónimo disse...

esperemos a linha do vouginha se transforme numa linha do metro de superficie para o porto

Anónimo disse...

bem... sem duvida que a linha do vale do vouga é de uma extrema importancia historica.. penso que seria de explorar este potencial historico/turistico que a linha poderia ter caso fosse bem aproveitada/restaurada. nao deixem morrer o vouguinha!