quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O fim da "Capital do Lixo"?

A população diz não e a Junta muda de ideias!
Depois da vontade política do presidente da Junta de Canedo, a assembleia de freguesia acaba por rejeitar a instalação do Aterro nos seus terrenos... e agora? Para onde vai o lixo?
Mas uma coisa é certa... as contrapartidas até podiam ser boas, mas continuar a atirar o lixo para o mesmo local apenas uma década depois do fim da lixeira, não me parece razoável. Agora sobram Argoncilhe, Sanguedo e Vila Maior... e se a vontade das respectivas Juntas for a mesma?

«Depois de duas décadas a receber o lixo de Gaia e de Santa Maria da Feira Feira, a população da freguesia de Canedo não quer ouvir falar na possibilidade de receber o futuro aterro sanitário, que servirá Gaia e Feira. Ainda com as feridas ambientais por sarar, resultantes da actividade da lixeira a céu aberto, entretanto desactivada, cerca de 200 habitantes aproveitaram, anteontem à noite, a última Assembleia de Freguesia (AF) para mostrar o seu descontentamento.
Os políticos foram sensíveis ao "sinal" da população e aprovaram, por unanimidade, uma moção onde se rejeita o aterro. Até o presidente da Junta de Freguesia, Manuel de Jesus, que há cerca de um mês não recusou, em absoluto, acolher esta estrutura em troca de "grandes" benefícios para a localidadem diz-se, agora, contra o novo aterro.»

"Uma grande confusão"

«"Não somos a capital do lixo". Com uma tarja ostentando esta frase, os habitantes de Canedo compareceram, na noite de anteontem, à reunião extraordinária da AF, agendada a pedido do PS local.
"Já chega de lixo para Canedo"a firmou, ao JN, Manuel Guedes, uma das vozes contestatárias. "Santa Maria da Feira tem muitas freguesias, porque temos que ser novamente os escolhidos?", questionou.
Minutos depois, os manifestantes ocuparam o salão da AF mostrando-se particularmente interessados na posição do presidente da Junta sobre o assunto. A sessão iniciou-se com a intervenção de António Bento, elemento do PS local, a confrontar Manuel de Jesus com as declarações proferidas, ao JN, onde não excluía a possibilidade de receber o aterro em troca de "grandes contrapartidas para a Freguesia".
Na resposta, o autarca afirmou que tudo não passava de "uma grande confusão", porque, adiantou, "a Junta de Freguesia nunca esteve nem nunca estará a favor do aterro".
Manuel de Jesus esclareceu, ainda, que "nunca disse a ninguém que queria o aterro aqui (…) mas apenas que ele tem que ir para algum lado". Contudo, aproveitou a ocasião para reafirmar a sua convicção de que o novo aterro "nada tem a ver com a lixeira que aqui temos".»

"A fazer bluff"

«Pouco convencido com as explicações, o socialista António Bento pediu a aprovação da moção apresentada pelo PS onde se recusa "de forma liminar" a possível instalação do equipamento em causa.
O documento foi aprovado por unanimidade, assim como uma outra moção, apresentada pelo PSD, onde se propôs a criação de uma comissão para acompanhar este assunto.
No final da sessão da AF, o líder do PS local, António Bento, afirmou, ao JN, que o presidente "esteve a fazer bluff". "Só perante a presença da população ele mudou de opinião", considerou o socialista que, adiantou, ainda, "está na hora de ele se retirar e não dar o dito por não dito", concluiu.»

in JN

Sem comentários: