sábado, 22 de setembro de 2007

Sem carros... mas como?

Pensar no Dia Europeu sem Carros é pensar acima de tudo nas questões de mobilidade das populações. Em Santa Maria da Feira esta questão foi sendo esquecida ao longo de décadas.
Podemos observar o estado a que chegou o "Vouguinha". Meia dúzia de horários a cada dia e uma viagem interminável, longe da modernidade que a população merece.
O Metro tarda em chegar e a fusão de empresas privadas em muito reduz a qualidade do serviço de transportes para o Porto. Quando a mesma empresa se vê obrigada a pôr na rua dois autocarros para servir o mesmo horário algo está mal... por que não desdobrar horários, criando novas alternativas que sejam do conhecimento dos passageiros?
A falta de visão de entidades públicas e privadas levou a região EDV ao esquecimento... e numa altura em que finalmente se começa a emancipar é tempo de pensar nas questões que irão ditar o futuro da região.
Esquecendo, pelo menos por hoje, o Metro e os operadores privados, olhemos para o presente e para o que a Câmara pode rapidamente fazer... porque se esqueceram da Transfeira?
O Serviço de Transportes Urbanos de Santa Maria da Feira nasceu e parou no tempo! Até parece que a população não aderiu... mas pelo contrário, há cada vez mais passageiros num percurso sem qualquer utilidade e sem horários que possam servir a maioria da população. Ou seja, mesmo com graves erros estruturais o autocarro vai andando composto. Agora imagine-se um verdadeiro serviço de transportes urbanos a funcionar em Santa Maria da Feira... e não só na cidade! Passo a deixar sugestões:
A actual linha está desactualizada e demasiado longa. Um serviço directo e bidireccional Cruz»Centro»Cavaco sem grandes desvios seria o ideal. Um percurso de 20/25 minutos permitiria com apenas dois mini-bus prestar um serviço de qualidade à população, com partidas de 30 em 30 minutos. Desta forma talvez os carros pudessem começar a poder ficar fora do centro da cidade. Mas é preciso mais! E as freguesias?
Numa primeira fase as freguesias mais próximas da cidade (Espargo, Sanfins, Travanca, São João de Ver, Rio Meão, Fornos e Mosteirô) deveriam ser servidas pelos autocarros e um estudo mais profundo determinaria a necessidade de se ir mais longe no concelho, até porque o Metro pode eliminar a necessidade de um grande número de ligações rodoviárias, desde que seja construindo à face da nacional 1.
Mas isto é só o princípio... há muito mais para fazer! Veja-se:

- Reorganização de percurso e horários da actual linha TransFeira
- Estudar a expansão da TransFeira (com novas linhas) para as freguesias mais próximas da cidade, constituindo uma verdadeira rede de transportes urbanos
- Estudar, em função do Metro, a necessidade de expandir a rede TransFeira a todo o concelho
- Definir o corredor de passagem do Metro e adequar as rotas de transportes a essa realidade
- Implantar dois Centros Coordenadores de Transportes: um na cidade (Cruz) e outro no norte do Concelho (zona de Lourosa, pensando também nos transportes internacionais que agora param em plena EN1, junto do Plus), ambos junto a estações de Metro
- Requalificar o troço da Linha do Vouga não utilizado para Metro (Espinho » Fornos, pensando no Metro via Sanfins/Escapães/Arrifana), introduzindo via dupla, composições mais modernas e rápidas, com melhores horários e sistema tarifário integrado na rede metropolitana
- Repensar toda a rede interna de transportes privados, adequando a sua existência à nova realidade metropolitana e ao Metro

Há que pensar com futuro... redesenhar a qualidade de vida de um concelho que ao longo dos anos foi ficando para trás... ao mesmo tempo que se pensa no futuro e nas próximas gerações. É preciso planear o futuro e não o passado!

E digo mais... ainda bem que a Feira se coloca algo de lado das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu sem carros... porque, por cá, é impossível deixar o carro em casa, mas também não há condições para o usar... em que ficamos?
Bem, se pensarmos bem, nem a pé se pode andar... os passeios também foram esquecidos nas diversas freguesias e nem o centro da Feira escapa à falta. Estamos mal... é tempo de agir e rapidamente!

1 comentário:

Pedro Neves disse...

Parabéns pelo blogue. Foi linkado ao DesportoAveiro (http://desportoaveiro.blogs.sapo.pt)