sábado, 29 de setembro de 2007

Noite dos Investigadores 2007

Na noite de ontem não resisti a dar um saltinho até ao Europarque. Esquecendo os eventos da tarde e as visitas gratuitas ao Visionarium, no dia da comemoração do seu 9º aniversário, decidi mergulhar apenas na investigação do edifício do Centro de Exposições.
Para lá dos stands de exposição promocionais de algumas universidades e institutos politécnicos, a FEUP apresentou algumas das suas mais recentes "engenhocas", quem sabe não sejam futuros objectos do dia-a-dia?
Das fotografias aos desenhos, passando por engenheiros FEUP famosos, lá se chega ao Café Científico, onde cientistas e público debateram alguns temas pertinentes... confesso que a minha ciência ficou na faculdade e essa zona ficou esquecida... assim como a sala de reuniões bilaterais, inovação e empreendedorismo. Mas havia muito mais para fazer!
Como o tempo era pouco e havia que aproveitar todas as actividades, era essencial procurar workshops interessantes: dança, karaoke, dinâmicas de grupo, neuróbica, relaxamento e muito mais fizeram de uma simples noite de sexta-feira um mundo de oportunidades. O único senão foi a pouca adesão de público. Mesmo com tudo isto de borla, os feirenses quiseram ficar de fora e a interacção de investigadores com o público ficou aquém das expectativas. Talvez a ciência ainda não seja apelativa ou o público ainda associe investigadores a gente maluca... mas a experiência prova o contrário. Esperemos que numa próxima oportunidade o público adira em massa a um evento que deixa marcas muito positivas.

Para além do evento fica a marca positiva para o nome de Santa Maria da Feira lá fora. Em 29 paises, 150 cidades participaram na iniciativa, mas apenas meia dúzia tiveram direito a destaque no site da UE... e Santa Maria da Feira foi uma delas.
«Europe is about to celebrate its researchers for the third time since 2005: more than 150 cities will organised "Researchers' night", from Riga to Naples, from Bucharest to Santa Maria da Feira, from Izmir to Reykjavik … 29 countries (Member and Associated states) will invite the public to join the researchers and have fun.»

São marcas muito positivas... agora resta a esperança de em 2008 voltar a ter a "European Researchers’ Night" em Santa Maria da Feira.

Sem comentários: