quarta-feira, 11 de julho de 2007

VM2007 Apresentação

O Castelo da Feira recebeu a apresentação da 11ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. De 03 a 12 de Agosto o centro histórico de Santa Maria da Feira volta a receber a maior recriação medieval da Europa. Durante 10 dias milhares de figurantes dão vida a uma verdadeira cidade medieval que recebe anualmente mais de meio milhão de visitas.
Nesta edição comemoram-se os 600 anos da Carta de Feira Franca, atribuída ao burgo da Feira em 1407. Assim, a feira franca será o ponto de destaque desta edição, com um aumento da área de implantação.
Mas as novidades não se ficam por aqui e são mais que muitas.
Para dar ideia da vontade de inovar e fazer melhor, deixo as palavras de José Pina, director da Viagem Medieval: «Já somos o maior, mas queremos ser também o melhor projecto de recriação medieval da Europa».
A principal inovação desta edição prende-se com a melhor definição do perímetro da Viagem. Uma vez que todo o centro da cidade é ocupado com a iniciativa, torna-se difícil ao visitante saber exactamente onde termina a área afecta ao projecto. Este ano, e pela primeira vez, um conjunto de 17 torres irão ser colocadas nas entradas do recinto, permitindo uma melhor identificação do mesmo, ao mesmo tempo que permitem uma melhor ambientação à época retratada.
A principal queixa dos visitantes foi também alvo de preocupação por parte da organização, assim, este ano há uma expansão em mais de 30% das áreas de estacionamento alternativo para a Viagem. São milhares de lugares de estacionamento à disposição dos visitantes.
Numa tentativa de transformar o Castelo como ponto central da Viagem, este ano diversas áreas de animação são prolongadas até à envolvente do Monumento Nacional. O acampamento será montado junto das muralhas e a área de artesanato regional (Associação de Artesãos das Terras de Santa Maria) é transferida para essa zona, que recebe também um novo restaurante com as iguarias medievais.
É tempo de relatar os imponentes números de mais uma edição da Viagem:
21 áreas temáticas (5 novas)
400 pessoas envolvidas em permanência na animação do evento
1100 pessoas envolvidas diariamente
250 voluntários (apoio ao visitante/informações/cambistas/logística)
50 membros na organização
mais de 50% da animação assegurada por grupos feirenses (27 grupos), para além das habituais presenças internacionais
mais de 30 associações locais envolvidas
Estes números fazem da Viagem Medieval o maior evento alavancado pelo cariz associativo local em Portugal, com carácter continuado.
Esta edição está orçada em €600.000, sendo 60% dos gastos gerados pela receita publicitária, bilheteira,...

2 comentários:

Eric Blair disse...

O verdadeiro bairrista.
Sim senhor...

Bruno Costa disse...

Com muito gosto! :)