domingo, 29 de julho de 2007

Problemas de Geografia

O texto que se segue faz parte de uma reportagem publicada no Jornal Regional sobre a visita do Ministro da Saúde a unidades hospitalares da região EDV. Depois de uma leitura rápida, logo um excerto me salta à vista:

«Em resposta, o ministro da Saúde afirmou que Santa Maria da Feira tem, neste momento, 50% da sua população coberta por Unidades de Saúde Familiares, “o que fez baixar a ocorrência às urgências” do S. Sebastião

Quanto a este ponto fico boquiaberto ao saber que Correia de Campos disse tal barbaridade. 50% da população coberta por unidades de saúde familiares? Ou o ministro se refere apenas à cidade, ou não sabe do que fala. E mais não digo!
Mas quanto à redução das ocorrências ao Hospital a explicação é simples. Até há poucos meses as pessoas não se deslocavam à Urgência do Hospital S. Sebastião, mas sim ao SAP do Centro de Saúde que se localizava nas instalações do Hospital. Quando o Sr. Ministro deu ordem de encerramento ao único SAP da Feira, 150.000 pessoas passaram a ter apenas a Urgência Hospitalar. A questão prende-se com o preço. Uma consulta no SAP custa cerca de 40% do preço de um episódio de urgência, ou seja a redução de atendimentos é apenas uma consequência do agravamento financeiro para a população.
Aproveito o momento para deixar uma questão: onde está a consulta aberta, que um AVISO colocado no Hospital S. Sebastião diz existir em dias úteis das 8h00 às 20h00 no edifício sede do Centro de Saúde de Santa Maria da Feira? Das duas uma, ou preciso mudar de lentes, ou andamos a ser enganados... e ninguém diz nada!

«Correia de Campos disse ainda que o seu ministério “está muito sensível à questão da distância entre Ovar e Santa Maria da Feira, que sabemos não ser a mesma, por exemplo, entre Oliveira de Azeméis e Feira”. O ministro deu ainda particular ênfase à cirurgia de ambulatório, a qual será intensificada no Hospital de Ovar.»

Quanto a esta afirmação de Correia de Campos também só há uma coisa a dizer... é verdade que a distancia não é a mesma, mas Ovar fica mesmo mais perto do que Oliveira de Azeméis, para além de ter melhores acessos.
Palavras para quê? Quando se quer moldar a mente da opinião pública não é preciso muito!

Sem comentários: