quinta-feira, 24 de maio de 2007

Que exagero!

Tanta polémica em torno de uma peça de teatro já começa a enjoar! O espectáculo Market Platz da companhia francesa Cacahuéte tinha desde o primeiro minuto, e ao bom jeito da companhia, uma só intenção: chocar! Os cacahuéte participam no Imaginarius desde 2003, sempre com provocações ao público e ao quotidiano. Já há quatro anos circularam na rua despidos, numa alusão a Spencer Tunick que iria fotografar nus no evento desse ano. No ano passado regressaram com um espectáculo em que distribuiam notas (a grande maioria falsas) pelo público, num tentativa de mostrar o que as pessoas fazem por dinheiro... numa provocação, o espectáculo transforma-se em algo real. No mesmo ano despiram a noiva em plena escadaria da igreja. Depois de tudo isto, de todos saberem o que é o conceito Turbo cacauhéte, por que se vem agora insistir na mesma coisa, quando à partida (e bem antes do festival) já todos sabiam o que iria acontecer?
Parece que de repente a Feira deixou de ter problemas... a falta de saneamento já não afecta ninguém, as obras da EN1 já não dão dores de cabeça aos automobilistas, a A32 já etá construida e sem portagens, a Exponor já está na Feira,... Ou se calhar todos aqueles que desde há muito reclamavam que o Imaginarius 2007 não teria nada de especial apercebem-se agora que se tratou de uma das melhores edições de sempre (se não mesmo a melhor). Talvez seja a forma de falarem a sério do festival, que ao contrário de outras edições não foi muito comentado antes de acontecer!
Os fazedores de opinião estão a falhar, com tretas que não lembram a ninguém, esquecendo-se do mais importante e do que realmente importa: a edição 2007 do Imaginarius trouxe até Santa Maria da Feira um número de visitantes bem maior do que o habitual, os comentários exteriores à Feira são na sua generalidade muito positivos, só meia dúzia de feirenses do contra criticam um dos eventos que mais mostra Santa Maria da Feira ao país e cada vez mais à Europa, o gasto da autarquia reduziu drásticamente, sem afectar grandemente a programação, a qualidade artística vem subindo de ano para ano, a criação de produções próprias deu outra vida ao festival que chama cada vez a atençao da comunicação social. É um momento único para que o concelho se mostre, deveria ser melhor aproveitado por todos os feirenses... deixem-se de críticas inúteis e façam algo de proveitoso, gastem palavras a promover o concelho e não a dizer mal das poucas coisas de que a feira se pode orgulhar!
Mudem de vida!

2 comentários:

morgaine disse...

Parabéns, de forma resumida e clara chegaste à verdadeira razão: o sucesso de santa maria da feira é visto como um alvo a abater mas o mais grave é que são feirenses os atiradores

Bruno Costa disse...

Ora nem mais! Mas pelo menos vão publicitando e fazendo com que mais gente vá conhecendo o que de bom se faz por cá!