quinta-feira, 31 de maio de 2007

Eixo das Cortiças

Muito estranho... parece que ao final de vários anos de um sono profundo a Câmara decide acordar! O projecto da estrada que já devia, há anos, rasgar o concelho do interior para o litoral volta a ser tema de discussão em reunião de Câmara.
Agora que o projecto da A32 está concluído e o início da obra marcado (embora ninguém se acredite em tal proeza), vem a Câmara reclamar a inclusão do Eixo das Cortiças como via complementar do projecto da auto-estrada.

Muito estranho... depois de anos a fio de afastamento e esquecimento da importante via, surge agora uma urgência tremenda, que obriga à omissão do concurso público, para que se entregue o estudo de impacte ambiental por ajuste directo á mesma emprsa que realizou o estudo da A32. Haverá justificação para tal coisa? Em quantos meses o processo será acelerado? Ou melhor, será que o processo é acelerado com esta omissão? Em quantos € é a Câmara prejudicada por não avaliar outras propostas para a realização do dito estudo?

Parece que agora alguém se apercebeu dos anos de sono profundo no que respeita a acessibilidades e que colocaram a Feira numa situação muito má, quando comparada com outros concelhos da região.


Mas há ainda que falar nas outras vias que há décadas são anunciadas para dois anos depois e que ainda hoje não passam de projectos. O alargamento da variante à EN 223 com o tão falado túnel da Cruz: no final dos dias de glória de Santana Lopes dizia-se que era desta, mas pouco tempo depois todos se calaram. Não há obra!

A Avenida da Europa, como alternativa na entrada na cidade via Norte continua no papel, mesmo depois da autarquia receber a verba de um supermercado (como contrapartida da ampliação) que permite a construção do troço S. João de Ver - Cavaco. Mesmo assim continua a faltar o troço Cavaco - Av. 25 Abril, que incluí o nó com a "nova" variante. Com isto continua também estagnado o plano de urbanização da Eira-Velha que depende a 100% desta obra.

A variante Feira-Nogueira continua também à espera de uma solução.

A isto tudo temos de somar várias vias internas em várias freguesias que continuam à espera de melhores dias... Para quando um projecto a sério que resolva definitivamente o problema das acessibilidades a todo o concelho?

Sem comentários: