quarta-feira, 18 de abril de 2007

Jornalista da Feira lança livro «O mel e o fel»

Vítor Hugo apresenta a sua estreia em ficção no próximo dia 21 de Abril. Sessão de lançamento contará com Valdemar Cruz e uma surpresa para o público.
O jornalista Vítor Hugo, há muito ligado ao bissemanário local “Terras da Feira», lança no próximo dia 21 de Abril a sua primeira obra de ficção: intitula-se «O mel e o fel», é um livro de contos e tem edição da Calendário. A apresentação da obra dá-se às 17h00 no auditório da Biblioteca Municipal da Feira e estará a cargo de Valdemar Cruz, jornalista do Expresso, sendo que, para a mesma sessão, está também anunciada «uma surpresa para entreter o público».
Esse empenho em surpreender é, aliás, uma das pedras de toque do livro de Vítor Hugo, que, enquanto escritor, se propõe ser também um ilusionista: «A maior parte dos meus contos tem uma cartola e as pessoas vão ter que ler a história até ao fim para saberem o que está dentro dela».
Até ao momento dessa revelação, o que se depara ao leitor são contos «sobre estados emocionais» e outras «coisas do dia-a-dia», reveladas, com alguma ironia, num estilo de escrita «simples mas eficaz», que defende «os valores mais simples da vida». Vítor Hugo acredita que o leitor se identificará facilmente com esse registo porque o contexto que o explica é comum na sociedade actual: «Vivemos muito depressa, muito agarrados às tecnologias e às coisas mais fúteis, e a minha escrita dá a entender que, às vezes, as coisas simples da vida podem ser a solução».
No que se refere à estreia de Vítor Hugo na literatura, é também de uma coisa simples que ela resulta: “Já tinha algumas coisas publicadas num blog, sobretudo poesia, e os meus amigos, que eram quem mais as lia, começaram a incitar-me a editar. A minha família já fazia o mesmo – porque isto de escrever, talvez pela profissão que tenho, para mim é como andar de bicicleta – portanto tudo se encaminhou para que eu reunisse o material e acabasse por ir apresentá-lo às editoras. Em 10 contactos, tive seis respostas positivas e acabei por escolher a Calendário».
Os contos seleccionados para a estreia literária do jornalista podem ler-se a partir do próximo sábado no livro «O mel e o fel», cuja sessão de lançamento marca também a inauguração de uma mostra de fotografia em que Humberto Barbosa apresenta as suas perspectivas sobre o «Bloco de Notas» de Vítor Hugo.

in EDV

Sem comentários: