domingo, 29 de abril de 2007

Eficácia!!!!!!!!

Há várias formas de medir a eficácia e o poder das pessoas que estão á frente de um determinado cargo. Quando nos referimos ao poder local, a maioria das pessoas pensa no número de obras feitas... Eu não. Para mim conta a qualidade e utilidade dessas obras. Se olharmos para a autarquia feirense facilmente vemos muitos pontos positivos, principalmente nas infra-estruturas culturais, mas falha a muitos níveis. O saneamento que aí vem peca por tardio, as novas áreas industriais já deviam estar completamente em funcionamento e não em projecto... Mas ao nível rodiviário vemos o calcanhar de Aquiles de Alfredo Henriques. A tão falada variante Feira-Arouca, com características de auto-estrada no atravessamento do concelho da Feira e com o tão badalado túnel da Cruz é anunciada à décadas. Depois de anos de desentendimentos, parece que Santana Lopes, nos seus últimos dias de "desgoverno", decidiu dar razão às pretensões feirenses e aprovar o projecto pretendido pela autarquia, com o famoso túnel, embora ligeiramente mais pequeno.
Já lá vão dois anos e nada! O projecto final está em concurso, com prazo de execução de 1 anos, depois seguir-se-à mais uma pausa, para que se possa lançar o concurso final... E a obra terá uma duração de aproximadamente dois anos. Assim sendo, e na melhor das hipóteses, a cidade de Santa Maria da Feira deixa de estar cortada ao meio lá para 2012. Vamos bem!

Como não gosto de me ficar por palavriado de meia tigela que não resolve problema nenhum, decidi ver como estavam as obras de uma obra com efeito semelhante. O túnel da CP em Espinho. Objectivo: unir a cidade partida a meio pelos comboios que passam a cada dez minutos. Depois de vários atrasos, já se vê luz ao fundo do túnel, ou seja já há "pedaços" do túnel que promete ficar concluído no final do ano.

Em resumo: em Espinho temos um túnel bem maior, que afecta uma população muito menor, reivindicado sensivelmente ao mesmo tempo... Só podemos concluir que a autarquia de Espinho, embora seja bem mais pequena, é bastante mais eficaz ao moldar a seu proveito as mentes de Lisboa!

É preciso mais empenho para que o concelho não páre a ver os outros crescer!

Sem comentários: